Jovens Tomarenses debatem políticas da Juventude sob o mote “Tu na Europa!”

A Juventude Social Democrata aceitou o desafio do Conselho Nacional da Juventude (CNJ) para discutir em Tomar o papel da Europa na vida dos jovens portugueses e o contributo que estes podem dar na construção do futuro da Europa.

Assim, o Conselho Nacional da Juventude (CNJ) realizou no passado sábado, 3 de fevereiro, no Complexo Desportivo Municipal uma sessão de auscultação sobre o mote “Tu na Europa”, que serviu como ponto de partida ao 6º Ciclo de Diálogo Estruturado, que pretende recolher contributos dos jovens portugueses para a elaboração da próxima Estratégia Europeia para a Juventude.

Nesta sessão, aberta a todos os jovens entre os 16 e os 30 anos, os participantes tiveram oportunidade de expôr as suas preocupações e expectativas face à Europa.

No decorrer da sessão foram solicitados contributos, pareceres e opiniões sobre uma panóplia variada de temas, desde os denominados “tabus” como a igualdade de género tanto na sociedade como no mercado de trabalho, o papel dos migrantes e refugiados, marginalização das minorias, a desertificação das áreas rurais e do interior, o interesse dos jovens por assuntos culturais, políticos e sociais e também as preocupações face ao paradigma do primeiro emprego.

Em traços gerais, a avaliação feita pelos intervenientes foi bastante positiva por se tratar de uma atividade inovadora, dinâmica e interativa apelando ao escrutínio e pensamento crítico.

Infelizmente, apesar da abertura não só à participação como a uma organização conjunta entre as juventudes partidárias locais, a JSD Tomar lamenta ter sido a única a encarar seriamente a importância deste debate e a colaborar ativamente na sua realização.

Consulta abaixo algumas das fotografias do evento.

 

Inicialmente foi explicado o contexto desta actividade nas políticas europeias

 

De seguida os participantes foram convidados a apontar soluções para várias questões que afetam a União Europeia

 

Uma das perguntas que esteve em discussão durante a actividade

 

Mais algumas das perguntas que foram debatidas

 

A JSD Tomar no evento com a companhia do Tiago Carrão, agora no PSD Tomar

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.