JSD Tomar Celebra Dia da Criança

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Criança, a Juventude Social-Democrata (JSD) de Tomar realizou uma iniciativa simbólica, no dia 4 de Junho, na Escola Básica (EB) 1 de Carregueiros envolvendo a participação das crianças num momento lúdico e recreativo onde a cor e a pintura foram o destaque de uma manhã diferente.
Para além desta iniciativa houve ainda a visita guiada da Presidente de Junta de Freguesia, Maria José Serra (PSD), que apresentou o espaço inaugurado em 2017, sonho da comunidade escolar local e da sua Junta, a sala do OTL e refeições que serve cerca de 40 crianças. Um sonho que veio proporcionar melhores condições aos alunos e trabalhadores desta escola, que sob o apoio da Junta da Freguesia foi concretizado.
A JSD Tomar pretende assinalar o dia como momento de reflexão sobre as políticas para a Infância, para a Natalidade e para a fixação de famílias nas freguesias rurais do nosso concelho.

Não podemos continuar a ignorar os problemas do desequilíbrio da balança da Natalidade do nosso concelho nem do nosso país. O Partido Social Democrata tem-se mostrado como alternativa credível nesta matéria, tanto que recentemente foram publicadas as 6 Medidas de Política para a Infância (emanadas pelo Conselho Estratégico Nacional do PSD) como:

  1. Pagamento de um indexante dos apoios sociais (428,90€ em 2018) a todas as grávidas no 7º mês de gravidez;
  2. Alargamento da Licença de Maternidade/Paternidade paga até às 26 semanas (atualmente é de 20 semanas);
  3. Extensão da duração das licenças até 1 ano;
  4. Atribuição de um subsídio fixo por criança (com valores progressivamente menores até aos 18 anos, em substituição do abono de família)
  5. Gratuitidade sem obrigatoriedade de frequência dos estabelecimentos de infância (0-6anos) das redes pública e solidária;
  6. Criação de uma linha acesso aos fundos estruturais (quando as empresas se proponham a investir na abertura de uma Creche/Jardim de Infância que funcione junto a uma zona empresarial)

Sendo assim, urge um novo olhar crítico e exigente sobre as estruturas que nos governam para que se melhore este paradigma, analisando as condições do ensino pré-escolar em vigor no concelho, apoios à fixação de jovens casais, bem como as medidas de incentivo à natalidade que no momento atual são complemente inexistentes, apesar das propostas apresentadas pelos eleitos do PSD na Assembleia de Freguesia Urbana que não tiveram seguimento pelo executivo PS da Junta.

Desta forma, a JSD Tomar defende que um concelho próximo e cuidadoso com as suas famílias reflete-se nas condições que as suas escolas apresentam e que influenciam o sucesso escolar.

Aproveitamos para deixar os nossos agradecimentos aos professores, auxiliares e Junta de Freguesia de Carregueiros que tão bem nos recebeu. A Escola é onde tudo começa. É a nossa segunda casa durante imensos anos, é aqui que gostamos de sentir o conforto, a segurança, a amizade e o estímulo para crescer! Obrigada por cuidarem dela.

 

Consulta aqui algumas das fotos desta manhã:

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *